terça-feira, 11 de dezembro de 2007

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

1º Aniversário do projecto @ventura



O dia 27 de Novembro foi um dia especial para o projecto @ventura.
No âmbito da iniciativa Escolhas Portas Abertas foi realizada a festa de aniversário do 1º ano do projecto na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel. que contou com a presença animada de alunos das várias escolas do concelho.



A hora do conto, oferecida pela Zezinha e pela Mónica, e a visualização do vídeo comemorativo do projecto, a par dos momentos de animação proporcionados pela monitora de Teatro e pela pequena Yara, abriram o apetite para o lanche que se seguiu,
recheado de guloseimas e pequenos mimos. Depois da barriga cheia, deu-se o momento mais esperado por todos: cantar os parabéns ao @ventura! E claro, desejar-lhe toda a felicidade do mundo…

Uma @ventura biológica


No passado dia 23 de Novembro os pequenos agricultores da EB 1 n.º 2 de São Brás de Alportel visitaram um mercado biológico.
Esta actividade realizou-se no âmbito da Semana Bio, na Universidade do Algarve.
Estavam presente 8 agricultores com produtos muito variados como vinho, azeite, muita variedade de fruta e de legumes, carnes, botas em pele e lã, pão, sabonetes, óleos de massagem. Enfim, um mundo de produtos elaborados sem quaisquer pesticidas ou herbicidas.
Os nossos @ventureiros colocaram muitas questões aos participantes e ficaram a saber, por exemplo, que os alimentos que são produzidos sem químicos, além de serem mais saudáveis, são muito mais saborosos! E mais… Para combater as pragas que atacam as vinhas podemos utilizar cinza ou enxofre.


A visita foi avaliada de forma positiva.“Vimos muitos produtos novos que não conhecíamos” e “foi divertido porque aprendemos coisas novas”.
No final ainda houve tempo para nos deliciarmos com as suculentas maças que enfeitavam as bancas destes produtores!

Orçamento Participativo Crianças e Jovens



No dia 27 de Novembro de 2007, entre as 10:20 e o 12:00 decorreu, na Escola Secundária José Belchior Viegas, mais uma sessão de Orçamento Participativo Crianças e Jovens.
Após uma sessão de esclarecimento sobre os objectivos da intervenção e a apresentação do ciclo do OP, foi agora a vez dos jovens se debruçarem sobre o seu concelho e as necessidades que nele são sentidas.
“A minha rua”, “A minha escola” e “O concelho de S. Brás de Alportel” foram as dimensões consideradas e acerca delas surgiram propostas de intervenção pertinentes e actuais, cuja partilha com o grupo suscitou momentos de reflexão e discussão importantes.
Foram também eleitos os delegados e delegadas que representarão a turma na sessão de Câmara para apresentação das propostas ao executivo camarário, a decorrer em Maio do próximo ano. Até lá, os alunos das turmas envolvidas continuarão a trabalhar no sentido de fortalecer a sua participação no futuro do concelho, desenvolvendo competências como a responsabilidade e o espírito de cidadania.

Nesta sessão estiveram presentes alguns democratas chilenos e elementos do executivo de Palmela que vieram conhecer de perto a experiência de OPCJ, desenvolvida pelo projecto @ventura. No final, houve ainda lugar para a partilha de conhecimentos entre os técnicos do projecto, os professores envolvidos e os responsáveis pelas acções de Orçamento Participativo a decorrer em vários municípios do Chile.